Você já parou para pensar no tipo de acomodação caso precise de uma internação? Esse é um dos pontos discutidos quando você tem um plano oferecido pela empresa em que trabalha e necessita desse tipo de atendimento ou quando vai contratar planos de saúde da categoria hospitalar com ou sem obstetrícia, ou hospitalar e ambulatorial. As opções disponíveis são enfermaria e apartamento. Descubra a diferença entre as duas e saiba qual tipo de acomodação faz mais sentido para o seu perfil.
Apartamento
Se você prefere ter mais privacidade durante uma internação ou essa característica é proporcionada pelo plano oferecido pela empresa em que trabalha, alguns planos de saúde oferecem a opção de acomodação em apartamento, ou seja, quarto privativo que acomoda apenas um paciente por vez. No geral, eles contam com banheiro exclusivo e, em sua maioria, um sofá para visita ou acompanhante.
Enfermaria
As enfermarias são quartos coletivos com dois ou mais leitos em que os pacientes internados dividem um banheiro. Nesta modalidade, há ainda uma poltrona por paciente para que ele possa receber visitas ou acompanhantes. De modo geral, os custos do plano de saúde para quem opta pela enfermaria são menores do que para quartos privativos – portanto, essa opção é ideal para quem deseja ter um plano mais econômico e, ainda assim, receber o mesmo tipo de atendimento.
Acompanhante
A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) prevê que pacientes menores de 18 anos ou com 60 anos ou mais têm o direto de um acompanhante garantido por lei. Portadores de necessidades especiais também possuem esse direito, a partir de recomendação médica. São exceções os casos de CTI (Centro de Terapia Intensiva).